Solar da Raça Marinhoa

O Solar da Raça é composto pelos efectivos existentes nos concelhos de Ovar, Murtosa, Estarreja, Aveiro, Ílhavo e Vagos.
A área de dispersão ou zona de expansão desta raça estendeu-se a outros concelhos deste distrito sendo notória a sua presença em Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Oliveira do Bairro, Águeda, Anadia e Mealhada. Além destes devemos ainda ter em conta as freguesias de Ul, Loureiro, Pinheiro da Bemposta e Palmaz no concelho de Oliveira de Azeméis.
No distrito de Coimbra abrange os concelhos de Mira, Cantanhede, Figueira da Foz, Montemor-o-Velho, Soure e Coimbra.
Método de produção
Os bovinos de Raça Marinhoa são criados em sistema de exploração tradicional, regra geral extensivo e aproveitando os recursos expontâneos existentes e naturais do seu habitat.
Nas zonas ribeirinhas os animais permanecem em pastoreio directo, em que os criadores apenas lhes fornecem água, caso seja necessário.
Nas restantes zonas, são alimentados "à manjedoura", através de culturas como o azevém, feno, palha, milho e sub-culturas de outros cereais. Muitos produtores recorrem à produção de farinhas caseiras feitas à base de milho, arroz e outros cereias.